Prova de Novas Tecnologias da Comunicação - 2º bimestre
Como novas tecnologias têm influenciado a produção de conteúdo em redações tradicionais?
O novo fazer jornalístico é caracterizado, principalmente, pela presença real e simultânea da notícia em mais de um meio. A divisão entre redações "do impresso" e redações online tende a desaparecer. Em verdade, isso já acontece em alguns veículos de mídia, principalmente nos Estados Unidos e Europa.
Como resultado dessa união de redações - que inevitavelmente acabará englobando também a criação de conteúdo em áudio e vídeo -, cria-se um novo profissional jornalista. Um que, ao perceber a notícia, já o faz de forma multimídia, pensando em como aplicá-la e construí-la não apenas em um meio, mas sim nos diversos meios em que sua atuação é necessária.
Ao mesmo tempo, é inegável a importância que a internet e, conseqüentemente, os portais noticiosos assumem para os grupos de mídia. O controle de manchetes mais acessadas e o monitoramento em tempo real de cliques e page-views serve como um termômetro para a redação. A consciência de que o conteúdo produzido online não pode e não deve ser igual àquele feito para o veículo impresso pode definir o sucesso de ambos os meios. Uma vez que a edição em papel estará inevitavelmente defasada em relação à notícia factual, sua função muda. A tendência é que os jornais impressos voltem suas pautas mais à análise noticiosa, à opinião e ao aprofundamento.
O bom andamento do jornalismo multimídia depende da adaptação a fatores técnicos e de uma mudança - por vezes difícil - no modo de pensar uma redação. Se por um lado é imprescindível que o profissional saiba manusear as ferramentas tecnológicas que agilizam a produção de notícias (como celulares, PDAs, laptops e câmeras digitais), por outro é necessário adaptar-se ao trabalho com pessoas diferentes e pensamentos pluralistas. E nesse aspecto é que a direção do grupo de mídia precisa ter total controle. Uma redação que não trabalha em conjunto dificilmente conseguirá sobresair-se e fazer-se lida, vista e ouvida.
O respeito do jornalista com seu público consumidor (porque notícia é produto) e a constante preocupação com a qualidade da apuração ainda são os pilares da credibilidade profissional. É esse público - hoje também participante ativo na produção de conteúdo - que definirá, mais do que qualquer outra coisa, quem vai permanecer vivo no mercado.
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