sexta-feira, 24 de agosto de 2007

O direito de se cansar

Sim, todos os blogs estão falando do Cansei. Talvez eu esteja até um pouco atrasado no assunto, mas não vou deixar de argumentar.

A verdade é que o Cansei me deixa menos cansado do que as reações estúpidas que ele tem causado.

Critique-se o fato de João Dória "Cara de Bebê" Jr., organizador de desfiles de cachorros, ser um dos mentores intelectuais da coisa. Aliás, em um momento de brilhantismo inesperado, Luciano - filho mais gordinho de Francisco - o fez magistralmente.

Fale-se da real e latente falta de propostas concretas. Afinal, eu também estou cansado de muitas coisas, como trabalhar, por exemplo. Mas já que ainda não me aflorou a vocação para milionário, continuo trabalhando.

Comente-se a infeliz declaração do presidente da Philips no Brasil, Paulo Zottolo, afirmando que "o Piauí, se sumisse, não iria fazer falta alguma". Sim, foi politicamente incorreto e comercialmente estúpido. Mas diga com sinceridade: o glorioso estado do Piauí faz muita falta para você?

Falar que Ivete Sangalo (na minha opinião a segunda mulher mais odiosa da MPB, só perdendo pra Maria Rita), Regina Duarte (ela "tem medo") e Ana Maria Braga são garotas propaganda do Cansei também é o de menos.

Não, não, não... nada disso é muito importante. As duas coisas que realmente me incomodam na reação negativa ao Cansei são:

- O argumento de que "eles são ricos, estão protestando contra o quê?"
- O delírio esquerdista de que o Cansei é um "movimento golpista".

Ora, ora... e rico não pode protestar? Somente os "trabalhadores organizados contra os patrões" podem invadir, parar trânsito, depredar e fazer greve? Caramba, se eu tivesse muita grana, faria de tudo para defendê-la. Se os empresários acham que a carga tributária é proibitiva (e é mesmo), devem protestar, sim. Se as madames consideram que a champagne está sendo sobretaxada, protesto neles! Na minha opinião, invasões de terra, vandalismo na USP e sindicalismo maconheiro/comunista são muito piores do que qualquer Cansei.

Quanto ao golpismo... sinceramente. Quem fala essas barbaridades só pode estar se esquecendo do que é necessário para um golpe de Estado. É tão difícil entender que o tal do Cansei é muito mais imagem e muito menos conteúdo? Vocês já viram alguém do Cansei articulando setores descontentes das Forças Armadas? Um golpe, hoje, teria efeito mais devastador do que qualquer crise de crédito sub-prime nos Estados Unidos. A fuga de dólares das últimas semanas pareceria um passeio na praia perto do que aconteceria. Agora respondam: empresários em geral gostariam disso?

Em resumo, eu cansei do senso-comum domina essa discussão.

"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem"
Robert Musil

Nenhum comentário: