Testemunha não-ocular
Do blog Circuito Integrado, da Folha online, e da indicação de meu irmão norte-americano.
Jornalistas reportam à distância
O excelente blog Freakonomics, escrito pelos autores do livro de mesmo nome, noticia que o jornal on-line Pasadena Now, dedicado a notícias da região da cidade de Pasadena (Califórnia), contratou dois repórteres terceirizados na Índia para escrever sobre as decisões do conselho municipal da cidade.
Jornalistas e críticos de mídia norte-americanos reclamaram, mas com cada vez mais informações na internet, com as ligações internacionais baratas via VoIP e com o e-mail como importante forma de comunicação entre jornalistas e fontes, não parece tão estranho assim fazer reportagem à distância.
Afinal, muitos veículos têm correspondentes em um país que cobrem toda uma região; pensando assim, não há muita diferença entre cobrir um evento que acontece no Chile a partir da Argentina e cobrir o mesmo evento a partir da Índia.
O problema é que os jornalistas indianos provavelmente não terão muitas oportunidades de ir a Pasadena, diferentemente dos correspondentes que cobrem um continente, que costumam viajar por ele.
O outro problema é que os norte-americanos já viram setores quase inteiros serem terceirizados para a Índia, como o de telemarketing e o de programação, fato pelo qual a notícia dos jornalistas à distância causa apreensão.
**
Amanhã teço meus comentários sobre o assunto.
2 comentários:
Meus repúdios mais ácidos.
(ao jornalismo outsourced, não ao post, Lucas!)
Nao só isso, muitos indianos são contratados à disância para projetar prédios e outras obras-padrão de engenharia,,, sai mais barato!
Postar um comentário