quinta-feira, 10 de maio de 2007

A Folha, o núncio, o piano, os judeus, o papa e o nazismo

Matéria exclusiva da Folha online de hoje aqui relata as desventuras do núncio apostólico no Brasil, d. Lorenzo Baldisseri, 65, para presentear o papa Bento 16 com um CD de música clássica.

D. Lorenzo, que é pianista, decidiu que gravaria de próprio punho (e dedos) um CD com 12 músicas de compositores como Frédéric Chopin (1810-1849) e Claude Debussy (1862-1918).

Para tanto, utilizar-se-ia de de um piano Steinway avaliado em US$ 100 mil, pertencente ao clube judaico Hebraica, de São Paulo. Não só isso. A gravação também seria feita em uma sala gentilmente cedida pelo clube.

D. Lorenzo, então, viu-se acuado por um dilema deveras complicado. Como entregar ao papa Bento XVI, líder supremo da Igreja Católica, um CD cujo encarte incluiria agradecimentos a uma instituição judaica?

Diz a Folha:

(...) sem explicar o motivo, d. Lorenzo cancelou a gravação na Hebraica e decidiu transferi-la para o mosteiro de São Bento.

Somente no dia 10 de março o núncio foi informado que não seria possível fazer a gravação no mosteiro. Por dois motivos: 1º) O mosteiro não conseguira alugar um Steinway do mesmo nível que o da Hebraica; 2º) o local não contava com proteção acústica; ou seja, o som da rua poderia ser captado durante a gravação, prejudicando-a.


Desesperado com a proximidade da visita de Bento 16, o núncio correu para tentar reservar novamente a Hebraica. Conseguiu a gentileza novamente. A gravação ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de abril.

Quanto aos agradecimentos, o próprio núncio acabou mudando de idéia --seja porque foi demovido por pessoas próximas ou por "questão logística". O CD que dará de presente ao papa inclui um agradecimento à Hebraica.

Basicamente assim termina a matéria da Folha.

Para mim, a pergunta que não foi feita é:

O que D. Lorenzo acha de presentear o papa alemão que militou na Juventude Nazista com um CD que contém agradecimentos aos judeus?

Nenhum comentário: