"Povo Fala - Jornaleiros": Trabalho de Novas Tecnologias da Comunicação - Faculdade Cásper Líbero
A idéia do "Povo Fala - Jornaleiros" surgiu de uma pergunta simples: o que esses profissionais lêem ou deixam de ler? Acompanhados do repórter-cinematográfico Belo, da TV Gazeta, saímos pela Avenida Paulista entrevistando diversos funcionários de bancas de jornal da região. O material bruto contém cerca de trinta minutos de imagens e entrevistas.
Analisar tudo e fazer uma pré-edição: esse é o papel da decupagem. Assistimos ao vídeo completo várias vezes e selecionamos os trechos que representavam melhor aquilo que queríamos entregar ao público. Em seguida, colocamos no papel o que viria a ser a seqüência final de imagens e escolhemos uma trilha sonora de abertura. O produto final, sem contar o trecho de apresentação, não poderia ultrapassar dois minutos de duração.
Com o roteiro de edição em mãos, partimos para a "ilha", onde com a ajuda do técnico Diego montamos nosso povo-fala . O vídeo final foi inicialmente registrado em fita. Após duas semanas de espera pelo conserto do gravador de DVD da Faculdade, finalmente pudemos queimar uma mídia e, então, apresentar o programa em aula.
Passar o vídeo do DVD para o computador, processo conhecido como "rippar", exigiu apenas um software grátis baixado da internet, o Super DVD Ripper. O formato inicial do arquivo, .AVI, foi depois convertido para .WMV com a ajuda do Windows Movie Maker, programa que também foi utilizado para a edição final e a inserção de caracteres.
Fazer o upload do arquivo final, que tem cerca de 18 megas de tamanho, para o site YouTube levou apenas alguns minutos. Inserir TAGS de busca e uma breve descrição também foi um processo simples e rápido. Vale lembrar que somente usuários cadastrados podem "uppar" vídeos no YouTube. O resultado final está aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário