Texto para Novas Tecnologias da Comunicação - Faculdade Cásper Líbero
Qual o impacto da popularização das novas tecnologias na produção de conteúdo jornalístico?
As transformações ocorridas na comunicação após a implantação da world wide web em larga escala, fora do meio científico, ocorreram de maneira avassaladora, comparável a um conflito mundial, uma mudança político-econômica no modo de ver, abordar e interagir com diferentes regiões do mundo.
Neste momento quebram-se as barreiras culturais e ideológicas. O boom tecnológico das naçoes de primeiro mundo faz com que elas cresçam muito mais rápido do que as demais. Fato é, entretanto, que em pouco tempo (quase doze anos) a internet se estendeu por quase todas as regiões do planeta, tornando um oceano de informações acessíveis com um simples clicar do mouse.
Com ela o jornalismo teve que se reinventar. O antigo conteúdo dos diários impressos tornou-se atrasado. A informação ia para o leitor com cheiro de velha, pois com a internet era possível acompanhar tudo on-line, em tempo real. A rapidez na transmissão da informação se torna fundamental, ocasionando, em alguns casos, má apuração das matérias e equívocos na formação de conteúdo.
Por outro lado, houve a possibilidade de transmissões ao vivo, com aparelhos digitais conectados sem a necessidade de fios, dando maior dinâmica e verossimilhança à informação. Acontecimentos marcantes, como a cobertura de atentados, pronunciamentos políticos e flagras históricos só foram possíveis graças à telefonia móvel e às câmeras digitais.
O importante nesta época é saber usar as novas mídias para a produção de um conteúdo mais elaborado e ético, dando valor à participação ativa do público consumidor de jornalismo. Manusear essas novas ferramentas para melhor informar o leitor, que já não é tão fiel quanto antigamente, e que carece de informação confiável, é fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário