Engraçado como, de tempos em tempos, antigos interesses ou sonhos de criança voltam para nos encher a cuca.
Minha paixão por aviões de caça, por exemplo, andava meio esquecida.
Quando criança, eu assistia a todos os filmes e seriados que tivessem aviões e demais coisas voadoras (exceção para pássaros, insetos e piterodáctilos) como atração principal. Era o orgulhoso proprietário de uma cópia em VHS do filme TOP Gun - Ases Indomáveis. Ver Tom Cruise com seu F-14 detonando os "Migs" soviéticos foi a razão principal de, aos 10 anos, eu querer me tornar piloto de caça.
Mas, como diria minha senhora, "faz mais de dez anos que eu não tenho mais 10 anos". A altura excessiva e os olhos míopes/astigmáticos me fizeram desistir da carreira. (Percebam, por favor, que quando falo em 'altura excessiva' não me refiro à altitude de vôo dos caças, mas sim à altura de minha cabeça em relação ao chão. A conseqüente proporcionalidade no tamanho das pernas torna inviável qualquer plano real de caber dentro de um cockpit de F-14.)
Mig-29: indisponível para as filmagens
- Pausa técnica. Viram que eu usei o termo Mig entre aspas lá em cima? Pois bem. Ocorre que as aeronovaes Mikoyan são sempre numeradas com algarismos ímpares. Jamais haveria, portanto, um "Mig-28", como dito no filme. Além disso, os "Migs" que aparecem em Top Gun são, claramente, caças Northrop F-5 Tiger, os mesmo que, hoje modernizados, compõem a base da Força Aérea Brasileira. Lembrem-se que as filmagens foram feitas em 1986 e, dessa forma, era impossível conseguir legítimas aeronaves soviéticas para usar no filme. O grande medo dos Estados Unidos, na época, era o Mig-29. Com razão, era e ainda é um caça superior em manobrabilidade em relação a quase todo inventório americano
- Fim da pausa técnica.
Embora a guerra aérea esteja, hoje, um tantinho menos romântica - já que o combate BVR (além do limite da visão) é praticamente regra, meu interesse por aviões de caça voltou com tudo.
Visito fotologs dedicados ao tema, procuro vídeos no YouTube e estou doido para ir aos eventos da Semana da Asa.
Será que me deixariam pilotar um Hércules? (Eu sei, é um cargueiro, mas acho que nesse eu caibo).